Exercício Físico na Terceira Idade

Os exercícios físicos adequados na terceira idade podem reduzir o risco de queda e melhorar o estado geral de saúde do idoso. Caminhar ainda parece ser a melhor opção, o ideal são 30 a 45 minutos todos os dias.
O objetivo não é cansar-se, não se deve exigir demasiado no organismo.

De preferência deve-se caminhar ao ar livre, procurar um local tranquilo e de preferência com ar puro, terrenos macios como a areia ou a relva é excelente, quando não é possível deve-se calçar um sapato com sola de borracha bem confortável para amortecer o impacto.

Outra opção muito benéfica é a natação ou hidroginástica, pois na água o corpo adquire leveza, os movimentos são facilitados e ao mesmo tempo agilizam as articulações e melhora-se o ritmo respiratório.

Dançar é outro excelente exercício, não exige grande esforço, é benéfico para as articulações, para os músculos e para o equilíbrio. Ao mesmo tempo melhora a auto-estima e o convívio combate o problema de isolamento.

De evitar são os exercícios de alto impacto, como saltar ou pular, ou ainda práticas que implicam em competição, pois podem gerar esforços excessivos e graves lesões. Além do mais causam ansiedade quando o que se pretende é aumentar o bem-estar e a qualidade de vida.

O exercício funciona como um fator de equilíbrio psíquico e social, contrariando os efeitos do tempo no organismo e ao mesmo tempo combate a solidão.

De certa forma, é uma fonte de juventude e ainda que não devolva os anos já passados permite viver os anos futuros com mais qualidade.

Viva Melhor e Seja Muito Mais Feliz !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja muito bem-vindo(a) ao meu blog, o seu comentário é muito importante.